quinta-feira, 26 de abril de 2012


Cinquentão, Dorival joga junto com Inter, mas não ganha presente nessa quarta.


Aniversariante da quarta-feira, Dorival Júnior não ganhou o presente que desejava. Agora cinquentão, ele jogou junto com o Inter diante do Fluminense, pelo confronto de ida das oitavas de final da Libertadores. Sem movimentos espalhafatosos, gesticulou em quase toda a partida para orientar os seus comandados. Mas, no principal lance do jogo, preferiu o silêncio: quando Dátolo perdeu a penalidade, não esboçou reação.
O treinador colorado, logo aos 13 minutos, saiu pela primeira vez da área técnica. Mas não foi para dar uma bronca por um passe errado ou reclamar do árbitro Paulo César de Oliveira. Ele buscava acalmar o time, que tentava a ligação direta.
Aos 22, o técnico demonstrou inconformidade após o Fluminense desperdiçar um lance de ataque. Seis minutos depois, reclamou de uma marcação da arbitragem. Sua principal preocupação era com o posicionamento defensivo e as escapadas de Fred e Rafael Sobis.
Quando Kleber sentiu a lesão, aproveitou para conversar com Tinga e Dagoberto para saber do estado físico da dupla. Já nos descontos da primeira etapa, aos 46, viu Damião cair após um giro. O atacante pediu falta, não marcada pelo árbitro, o que irritou Dorival.
No intervalo, o técnico precisou fazer mais uma alteração. Dagoberto deixou o campo para a entrada de Jajá. A primeira vez que deu uma orientação e se mexeu foi após o pênalti sofrido por Damião. Ele foi quase até o meio-campo para passar uma orientação. Muriel atravessou o gramado para avisar que era para Nei bater. A ordem não foi ouvida, e Dátolo cobrou. O argentino desperdiçou a penalidade. Dorival não esbravejou. Ficou parado.
O erro na cobrança, no entanto, fez Dorival começar a caminhar com mais frequência na área técnica. Antes de Deco cobrar um escanteio, aos 19 minutos, o treinador baixou a cabeça e olhou para o reservado. Buscava ali uma alternativa possível de mudar o panorama do jogo? Depois voltou a se movimentar intensamente.
Quando Jean avançou com a bola, aos 28, o treinador pareceu se lembrar dos tempos de jogador, quando era volante. Dorival caminhou rápido, acompanhando o lance. Depois, voltou a gesticular e buscar o melhor posicionamento dos seus atletas. Ele mexia os braços e gritava, tentando corrigir o time. Por mais de uma vez, deixou a área técnica. Ao ver Lanzini errar um gol quase na pequena área apontou e falou sozinho.
Dorival ainda gesticulou mais algumas vezes. Aos 43, foi quase até o meio-campo para passar uma orientação. Mas não adiantou. Os jogadores até tentaram presentear o treinador. Aos 47, Jô colocou na trave. No rebote, Damião tentou de bicicleta. As velas foram assopradas, mas os aplausos pelos três pontos não apareceram.
Domingo pode ganhar o titulo do segundo turno, no Beira-Rio contra o Grêmio e ir a final do Campeonato gaúcho contra o Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário