terça-feira, 6 de março de 2012


Arsenal faz três, mas Milan segura vantagem e avança às quartas de final

Faltou um. O Arsenal foi avassalador, atropelou o Milan no primeiro tempo, mostrou que os 4 a 0, fora o baile, no San Siro não passaram de um acidente, mas não conseguiu a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões. Apesar da vitória por 3 a 0 da equipe inglesa, foram os italianos que avançaram na competição mais importante de clubes do continente, em partida que justificou esse status, nesta terça-feira, no Emirates Stadium, em Londres.
Acuado na defesa, o Milan sofreu com uma verdadeira avalanche vermelha nos 45 minutos iniciais, que começava nas arquibancadas e acabava dentro de campo. Com atuações de gala de Walcott e Rosicky, o Arsenal colocou 3 a 0 no placar, com gols do tcheco, Van Persie e Koscielny. O milagre, no entanto, não aconteceu no segundo tempo, quando os rossoneros entraram no jogo e equilibraram as ações, chegando às quartas de final após quatro anos. O adversário na fase seguinte será conhecido através de sorteio no dia 16.
O Arsenal viu a chance da virada histórica ser desperdiçada justamente nos pés de seu maior craque: Van Persie. Ainda no começo do segundo tempo, o holandês teve chance clara na pequena área, após rebote de Abbiati, mas, em lance digno de Inacreditável FC, acertou o goleiro.
Início avassalador mantém sonho vivo
A missão era difícil, mas a empolgação dos cerca de 60 mil torcedores presentes no Emirates Stadium deixava claro, desde antes da entrada das equipes em campo, que o Arsenal não seria presa fácil para o Milan. Mesmo após os 4 a 0 da partida de ida no San Siro, cantos ensandecidos e cartazes com a frase “Nós acreditamos” deram o tom da entrada dos gunners no gramado. E não demorou muito para que a estratégia surtisse efeito.
Thiago Silva walcott arsenal x milan (Foto: Getty Images)Thiago Silva, que falhou no segundo gol do Arsenal, disputa a bola com Walcott (Foto: Getty Images)
Com fome de bola e embalado pelas viradas nos clássicos contra Totteham e Liverpool, nas últimas rodadas da Premier League, o Arsenal começou a partida a mil por hora e acreditando que seria, sim, possível reverter a desvantagem rossonera. Com Walcott aberto pela direita, Gervinho pela esquerda, e Chamberlain e Rosicky bem avançados, Van Persie não ficou sozinho na missão de fazer gols, e o time inglês sufocou o Milan desde o minuto inicial.
Thiago Silva falha
O tcheco, por sua vez, fazia partida primorosa, assim como Walcott. E a dupla foi responsável pelo segundo gol do Arsenal, aos 26. O inglês fez o que quis com Mesbah pela direita e cruzou rasteiro. Thiago Silva cortou muito mal e deu uma “assistência” para Rosicky dominar e deslocar Abbiati: 2 a 0.
A postura agressiva do Arsenal somada ao apoio da torcida, que vaiava a cada toque italiano na bola, deixou o Milan nitidamente nervoso. Ibrahimovic e Robinho praticamente não participaram da partida, enquanto jogadores como Nocerino e Van Bommel não facilitavam em nada as ações da defesa. A virada histórica, que antes era vista como impossível, parecia questão tempo. Sensação que ficou ainda mais forte aos 42.
Até então mais preocupado com ações defensivas, Chamberlain se empolgou com a boa atuação de Walcott e resolveu se aventurar pelo lado direito de ataque. Deu certo. Em arrancada sensacional, o jovem foi derrubado por Mesbah dentro da área. O árbitro demorou, mas marcou a penalidade, cobrada com perfeição por Van Persie: 3 a 0 num primeiro tempo em que só uma equipe jogou.
Uma chance para cada lado
Na volta para a etapa final, a precaução tomou conta dos dois times. Apesar de precisar de mais um gol, o Arsenal sabia que se o Milan marcasse o primeiro tempo perfeito praticamente iria por água abaixo. Os italianos, por sua vez, se soltaram e passaram a jogar também. Tanto que, pela primeira vez na partida, Szczesny trabalhou ao sair com coragem nos pés de Ibrahimovic, após passe de Robinho.
Rosicky arsenal x milan (Foto: AP)Rosicky anotou o segundo do Arsenal, mas não foi suficiente (Foto: AP)
Ainda assim, o Arsenal parecia mais ligado e ambicioso diante de um adversário mais preocupado em defender uma vantagem que por pouco não foi por água abaixo em vacilo de Van Bommel. Aos 14, o holandês cochilou no meio-campo e foi desarmado por Rosicky, que serviu a Gervinho. O marfinense avançou com espaço até invadir a área. Sem confiança na perna esquerda, tentou o chute de direita para boa defesa de Abbiati. No rebote, sozinho na pequena área, o ídolo Van Persie tentou um toque de classe e parou no goleiro em lance digno de “Inacreditável Futebol Clube”.
O jogo que já era bom pela exibição do Arsenal ficou excelente quando o Milan entrou no jogo. Aos 18, Ibrahimovic ficou com a bola após saída errada de Szczesny e tentou chute de primeira da intermediária levando muito perigo. Antes inquieta, a torcida do Arsenal trocou a barulheira por silêncio seguidos de gritos de “uh” a cada chance desperdiçada. Um gol inglês levaria a partida para a prorrogação, enquanto um gol italiano praticamente liquidava a fatura. Tensão total no Emirates.
Nervosismo não muda placar
van persie arsenal x milan (Foto: Getty Images)Van Persie lamenta chance desperdiçada (Getty)
À medida que o tempo passava, a precaução do início da segunda etapa dava lugar à ansiedade pelo quarto gol. Assim, o Arsenal se mandava para o ataque e deixava espaços na defesa. E foi justamente neste espaço que Robinho e El-Shaarawy levaram perigo em jogadas de velocidade pelo lado esquerdo.
Mesmo com a melhora dos italianos, o Arsenal continuava com maior posse de bola e se mantinha no campo de ataque. Ao contrário do primeiro tempo, porém, o nervosismo causava erros bobos de passe e individualismo excessivo em algumas jogadas. Tanto que era o Milan quem mais se aproximava do primeiro gol do que os Gunners de levar a partida para prorrogação. Como no lance em que Nocerino, livre na pequena área, acertou a perna de um Szczensy que parecia ter desistido da jogada e se resignado com o gol sofrido.
No fim, o panorama não se modificou, e os italianos puderam comemorar a ida às quartas pela primeira vez desde que se sagraram campeões, em 2007.
ARSENAL 3 X 0 MILAN
Szczesny, Sagna, Vermaelen, Koscielny e Gibbs; Song, Rosicky e Chamberlain (Chamakh); Walcott (Park Ju-Young), Gervinho e Van Persie.Abbiati, Abate, Mexès, Thiago Silva e Mesbah (Bonera); Nocerino, Van Bommel, e Emanuelson; El Shaarawy (Aquilani), Robinho e Ibrahimovic.
Técnico: Arsène Wenger.Técnico: Massimiliano Allegri.
Gols: Koscielny, aos sete, Rosicky, aos 26, e Van Persie, aos 43 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Sagna, Gibbs e Song (Arsenal); Van Bommel e Ibrahimovic (Milan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário