sexta-feira, 2 de março de 2012

FC Porto vs Benfica: uma rivalidade com história
Tripeiros e alfacinhas

A rivalidade entre lisboetas e portuenses é muito anterior a existência dobeautiful game entre nós, antes de o futebol chegar a Portugal já existia uma rivalidade histórica entre as cidades de Lisboa e do Porto, entre as suas gentes e os seus modos de vida. Enquanto a luminosa Lisboa era a cidade onde vivia o Rei, a capital de um Império que se estendia por vários continentes, centro de governo e das cortes, residência de eleição da nobreza nacional, cidade das artes e cultura, aberta ao mar e outras gentes; por outro lado o Porto, com uma burguesia pujante muito ciosa da sua liberdade, era uma cidade onde coabitavam o progresso e a tradição, a cidade foi origem dos principais movimentos artísticos e políticos do país no século XIX, cabeça de revoluções, mas ao mesmo tempo uma cidade moralmente conservadora, por oposição à hedonista e mais libertina Lisboa.

Foi no seio dessa mesma burguesia ligada ao comércio do Vinho do Porto, arreigada aos valores da família e do trabalho, mas contudo aberta às influências que chegavam da industriosa Inglaterra, que foi fundado em 1893 o FC Porto.


Origens e crescimento
De origens humildes, formado nas traseiras de uma farmácia por um grupo de operários e pequenos comerciantes, onze anos depois do seu rival nortenho, surgia em Lisboa o Benfica, que rapidamente criou uma rivalidade com os seus vizinhos do Sporting, clube da nobreza e grandes famílias lisboetas.

A norte, após um hiato de 12 anos, o FC Porto era refundado em 1906. E os primeiros tempos mostraram um clube vencedor e na vanguarda do desporto nacional. Pertenceu-lhe o primeiro relvado do país, foi o FC Porto o primeiro clube português a disputar um jogo internacional, foi o primeiro a fazer uma tour pelo estrangeiro, e como corolário deste percurso, venceu o primeiro Campeonato de Portugal (1922), batendo o Sporting na final.

Em Lisboa, os encarnados viviam um pouco à sombra dos seus rivais verde-e-brancos e só em 1931 venceriam o Campeonato de Portugal, ao baterem por 3-0 os portistas, naquele que foi o primeiro jogo oficial entre os dois clubes. Para a história fica o dia 28 de Junho de 1931 e, o Campo do Arnado em Coimbra, o local onde se realizou o primeiro embate oficial entre águias e dragões do futebol nacional.


À sombra de leões
Mais uma vez, a vitória sorriu ao FC Porto quando se disputou a 1ª edição da Liga em 1934, e, apesar de portistas e benfiquistas conquistarem alguns títulos neste período, coube ao Sporting a primazia do futebol nacional até meados dos anos 50.

Depois de conquistarem a primeira edição do Campeonato da 1ª Divisão em 1938/39 e o bicampeonato na época seguinte, os azuis e brancos foram perdendo influência no futebol nacional, assistindo de longe à luta entre os "três" grandes de Lisboa. Sem vitórias no futebol, mas crónicos campeões de andebol de onze, os portistas eram jocosamente conhecidos em Lisboa porAndebol Clube do Porto...

Coluna, o grande capitão, ergue mais um troféu conquistado pelo Benfica, neste caso uma Taça de Portugal.
Durante a década de 40 o FC Porto entrou na era das trevas, conseguindo apenas por duas vezes ficar nos três primeiros lugares até 1950. Eram os anos dos «cinco violinos» e em que resistência ao domínio estava a cargo do Benfica. Foram anos em que a amizade entre os dois clubes se aprofundou. Em 1952 o FC Porto convidou o Benfica para inauguração do Estádio das Antas, e dois anos depois foi o FC Porto que teve a honra de inaugurar o Estádio da Luz.


Era benfiquista


Em 1950 o Benfica conquistou a Taça Latina e, onze anos depois conquistou a Taça dos Campeões Europeus, meses depois chegava Eusébio a Lisboa para vestir a camisola encarnada e o Benfica iniciava o período de maior pujança da sua história, conquistando troféus dentro e fora de portas, superiorizando-se claramente a leões e dragões.

O FC Porto que conquistara dois campeonatos 1955/56 e 1958/59, voltou a entrar num periodo de hibernação, enquanto o Benfica se tornava o clube mais conquistador de Portugal, ganhando duas Taças dos Campeões e jogando ainda mais três finais. Com Eusébio de Silva Ferreira, Coluna, Simões, José Augusto e companhia, o Benfica ultrapassou claramente o Sporting, assumindo-se como o maior clube português.


Rivalidade até na Europa
Em 1983 o Benfica volta às finais europeias, perdendo a final da UEFA para o Anderlecht; no ano seguinte o FC Porto chega à sua primeira final europeia (Taça das Taças), perdida para Juventus. Três anos depois, os azuis-e-brancos atingem a glória em Viena, batendo o Bayern na final da Taça dos Campeões. Em 1987/88 e 1989/90, o Benfica volta a pisar o grande palco, mas contudo perdendo as duas finais para PSV e AC Milan.

A década de oitenta conduziu ao esfriar de relações, terminando uma longa relação de amizade entre águias e dragões. Os anos 90 e o novo século trazem um FC Porto dominador, conquistando campeonato atrás de campeonato. O FC Porto entra numa espiral de sucesso com um Pentacampeonato nacional, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões, um Tetracampeonato e uma Liga Europa.

O Porto é uma nação, afirmam convictos os dragões. Paixão e devoção sem limites, é o que o FC Porto pode contar com os seus adeptos. ©Catarina Morais
Após oitenta anos de clássicos, o Benfica x FC Porto simboliza a força e a paixão do futebol português. Entre os dois clubes além de 56 campeonatos nacionais em conjunto, venceram ainda ao todo: quatro Taças dos Campeões/Ligas dos Campeões, duas Taças Intercontinentais,duas Taças UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça Latina.

O clássico extravasa as fronteiras do país, marca a história, e projecta-se mais vivo do que nunca no futuro.



Os adeptos do Benfica contam-se entre os mais apaixonados do mundo e costumam transformar a sua «Catedral» em Inferno, quando apoiam o seu glorioso






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário