quinta-feira, 1 de março de 2012

                             
Números em um ano de transferências
Em 2007, a FIFA tomou a decisão de criar um sistema de regulamentação para as transferências internacionais de jogadores profissionais. O Transfer Match System (TMS) foi implantado com o intuito de promover maior integridade e transparência no mercado e de aplicar as diretrizes da FIFA em matéria de proteção dos atletas menores de idade.
Dois anos mais tarde, em setembro de 2009, foi concluída a primeira transferência eletrônica gerada através do TMS, com a ida do zagueiro Jean-Joël Perrier-Doumbé do Celtic para o Toulouse. Desde o dia 1º de outubro de 2010, o uso do TMS é obrigatório para todos os futebolistas profissionais do sexo masculino.
Esse processo de transparência registrou uma nova etapa em 2011, já que, pela primeira vez, as transferências de um ano completo puderam ser realizadas e analisadas. Este foi o objetivo do estudoGlobal Transfer Market 2011, que fez um balanço das transações finalizadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado. O FIFA.com apresenta os números mais interessantes do relatório.
45
 minutos foi o tempo médio transcorrido entre cada uma das mais de 11.500 transferências concluídas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2011. Os meses de janeiro, julho e agosto foram os mais ativos, correspondendo a mais de 60% das negociações regitradas no período. O dia mais movimentado foi 31 de agosto, com 317 transações finalizadas em 24 horas.
70
 por cento das transferências envolveram jogadores livres de qualquer contrato, ao contrário do que comumente se imagina. Mais da metade eram atletas cujo contrato profissional havia chegado ao fim, enquanto 30% estavam sem contrato e 15% tinham registro de amador. As contratações permanentes do atleta de um clube por parte de outro, embora recebam mais publicidade, representaram apenas 10% das transferências (1.100 transações em 2011). Por sua vez, os empréstimos e retornos de empréstimo totalizaram respectivamente 12% e 8%.
3
 bilhões de dólares em compensações financeiras foram declarados no TMS, sendo que 82% desse valor corresponde a quantias fixadas consensualmente entre dois clubes pela transferência de um atleta. Embora a indenização média seja de 1,5 milhão de dólares, a maioria das negociações envolve montantes bem menos elevados. De fato, tal média sofreu um aumento em função de algumas transações muito onerosas. Além disso, as transferências pagas representaram somente 14% dos negócios, ao passo que 86% foram feitas sem a troca de dinheiro. Da mesma forma, o salário anual médio de um futebolista profissional foi estimado em 244 mil dólares, mas a cifra é puxada para cima por uma pequena quantidade de salários bastante altos. Já o salário mediano é de 43 mil dólares, o que significa que metade dos jogadores ganha mais do que essa soma e metade ganha menos.
23
 anos é a idade média dos jogadores que se transferiram em 2011. Metade das transferências internacionais envolveu atletas com idade entre 22 e 27 anos. O jogador mais velho negociado no ano registrava 46 primaveras, enquanto as transferências de profissionais menores de 18 anos responderam por somente 1% das transações internacionais no período.
20
 por cento dos jogadores negociados em 2011 eram brasileiros ou argentinos. Só os brasileiros participaram de 13% das transferências do ano, o que equivale a mais de 1.500 atletas. Entre as dez nações mais bem representadas no mercado, além do Brasil, há outros três países sul-americanos: ArgentinaUruguai e Colômbia. Já os europeus que mais transitam são os franceses, enquanto na África a marca pertence aos nigerianos, com 3% das transferências do ano.
24
 federações de futebol respondem sozinhas por metade das transferências do ano, e as cinco mais ativas concentram 18% dos negócios. Vale lembrar que as 208 federações afiliadas à FIFA já utilizam o TMS e que mais de cinco mil clubes adotaram o sistema.
130
 milhões de dólares foi o montante declarado pelos clubes a título de comissão para agentes em 2011. Esse valor refere-se apenas às somas pagas pelos clubes aos agentes, já que as comissões pagas pelos jogadores aos seus representantes não precisam ser informadas noTMS. A comissão média de um agente de clube é de 240 mil dólares, para um valor médio de transferência calculado em 1,5 milhão de dólares.

            Anelka ex-Chelsea, agora no Shanghai Shenhua da China uma das principais
                                                         transferências desse mercado de Janeiro



Bom Galera esses números são direto da FIFA, postei para vocês verem como que são as transferências no mundo bola. Mais tarde terá o resumo da rodada de ontem dos estaduais.
Falo ate maais! 

2 comentários: